Rock in Rio logotype

Por um Mundo Melhor

O maior festival de música do planeta também gera impacto socioambiental positivo.

O Rock in Rio dispensa apresentações, não é mesmo?

Idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, o festival foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, mas tornou-se um evento de repercussão mundial, com edições em Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Por meio de iniciativas mais sustentáveis, o Rock in Rio é uma marca cada vez mais comprometida em ajudar a transformar o planeta, não só pela música, mas ainda apoiando causas sociais, ambientais e culturais.

Confira como o Rock in Rio vem promovendo uma cultura sustentável ao longo dos anos:

Rock in rio history timeline
Rock in Rio logotype
A plus symbol icon
esolidar logo

Criação e gestão de leilões solidários

Em 2016, foi lançado o Amazonia Live, um dos projetos socioambientais do Rock in Rio, que tem como objetivo plantar árvores na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia.

Este é o início da parceria Rock in Rio + esolidar. Por meio da nossa plataforma, o Rock in Rio criou, gerenciou e promoveu leilões solidários de instrumentos musicais e experiências com artistas para captar recursos para esta causa.
Veja os números de 5 anos de parceria:

+ de R$ 750 mil
valor captado
28 mil
hectares recuperados
através das doações*
+ de 3,6 milhões
de árvores plantadas*
625 mil
pageviews
4.896
licitações
220
leilões

* Fonte: Amazonia Live — o projeto socioambiental
do Rock in Rio amazonialive.com.br

Os maiores leilões

All the members of the rock band Scoprions, the member at the center is holding a white guitar

Guitarra autografada pelo Scorpions no Rock in Rio de 2019

Icon for open a link on new tab
A black guitar autographed in yellow by the heavy metal band Iron Maiden

Guitarra autografada pelo Iron Maiden no Rock in Rio de 2019

Icon for open a link on new tab
All the members from the pop rock band Imagine Dragons wearing all-red clothes

Meet&Greet e guitarra autografada pelo Imagine Dragons

Icon for open a link on new tab

Testemunho

“Nós não trabalhamos a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade de uma forma isolada, ou seja, tudo aquilo que nós fazemos em termos de iniciativas tem sempre que ser associado a impacto social, econômico e ambiental.

Ao que se refere ao Amazônia Live, que visa a restauração e reflorestação da Amazónia e que tem como foco principal a recuperação das árvores e do ecossistema, também temos a preocupação de incluir as questões sociais e económicas.

Por isso, em parcerias, que são extremamente importantes, pois nós não temos o know-how e braços para desenvolver todos os projetos que muitas vezes queremos, decidimos comprar as sementes de coletores indígenas locais, com o valor angariado por doações, gerando renda para essas pessoas e tendo o impacto social, ambiental e econômico.”

A picture of Dora Palma, from Rock in Rio, a white woman with short hair and wearing glasses.

Dora Palma, Sustainability Manager do Rock in Rio

Trabalha no Rock in Rio desde 2009. Coordenou a primeira implementação do sistema de gestão de eventos sustentáveis no Rock in Rio ​​e a respectiva certificação na ISO 20121 - Eventos Sustentáveis, em 2014.

Coordena e desenvolve os projetos de mobilidade e acessibilidade, gestão de resíduos sólidos, inventário da pegada de carbono, projetos de redução e compensação, plano de ação de sustentabilidade. Desenvolve e coordena as campanhas de conscientização sobre desenvolvimento sustentável do Rock in Rio.